sábado, 8 de dezembro de 2018

Matemática e cotidiano- aula 02 28/09/2018

Na aula 02 no dia 28/09/2018, tivemos o primeiro contato com os “Números Maia”. Onde de início o professor explicou quem foi, o que eles faziam, como eles viviam e o principal, que era o modo numérico.
Sobre o “Povo Maia”: Ninguém sabe quando eles nasceram, mas consideram que eles apareceram ao redor dos anos de 2500.a.C, e finalizava no século de XVI, antes da chegada dos Espanhóis. Os povos maias constituem um conjunto diverso de povos nativos americanos do sul do México e da América Central setentrional. A civilização maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do atual México).
Muito países subdesenvolvidos e/ou desenvolvidos usam até hoje às várias escrituras deixado por esse povo, alguns são: Paris (de índole profética), Madri (horóscopo e almanaques), Grolier (com o calendário completo) e entre outros. Vale a pena lembrar que eles tem muitas e muitas outras escrituras legais a ser citadas ou estudadas, porém, fixamos em um só, que foi a sua “expressão numérica”, que de primeiro olhar, seria difícil e complicada, mas, nem é tanto.
O modo de numeração é totalmente diferente e muito estranho do nosso, que é o seguinte:
A parte que eu fiquei mais abismado, foi o quadro que utilizamos para fazer a operação. Mais uma, o número máximo que eles utilizam, é o 19, como é mostrado na imagem acima.


Para colocarmos em prática o que o prof tinha ensinado, ele colocou alguns exemplos para respondermos e determinou pela lista de presença qual cada um iria responder. Eu fiquei com o exemplo 3, que foi o 5428. No primeiro momento, eu achei que seria muito colocar em prática, mas conseguir, bastou ter paciência e calma, porque se não, não vai. Aí está o cálculo feito por mim:


Como eu falei anteriormente, o número máximo é 19. A divisão é sempre feita com o divisor 20. Para transformar o nosso números para a numeração maia, precisamos dividir ele até quando não dá mais, ou seja, sempre o resto tem que tá menor que 20. Lembrando que os restos é o que mais utilizamos, pois é ele que vai dizer a quantidade de “sinais” vamos colocar no quadro, que está logo ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário